RIC Ambiental reforça a importância do pagamento em dia para evitar cortes e restrições de crédito

RIC Ambiental reforça a importância do pagamento em dia para evitar cortes e restrições de crédito

Manter a fatura em dia é fundamental para garantir o abastecimento contínuo, viabilizar investimentos na rede e evitar a suspensão do serviço

A partir de junho, os consumidores inadimplentes com a RIC Ambiental poderão ter seus nomes incluídos nos cadastros de proteção ao crédito, como Serasa e SPC. A medida tem como objetivo incentivar o pagamento em dia das contas de água e esgoto, essencial tanto para a regularidade do serviço prestado quanto para a saúde financeira da concessão.

Manter as contas em dia não é apenas um dever do consumidor, mas uma condição indispensável para a continuidade e melhoria dos serviços oferecidos. O pagamento das faturas garante os investimentos necessários na ampliação da rede, na manutenção de equipamentos, na modernização da operação e na valorização dos profissionais que atuam diariamente para levar água de qualidade e tratamento de esgoto adequado a milhares de famílias em Marília.

Para a RIC Ambiental, a adimplência dos clientes representa previsibilidade e equilíbrio. Isso permite à concessionária executar seu plano de melhorias sem intercorrências, cumprir metas de desempenho estabelecidas em contrato e responder com agilidade às demandas da população. Por isso, o pagamento em dia é um dos pilares para o funcionamento eficiente do sistema de saneamento na cidade.

Quando a água pode ser cortada?

O fornecimento de água pode ser suspenso após dois meses consecutivos de atraso, exceto em casos de revisão de valores da conta. Para evitar esse transtorno, é fundamental que o consumidor fique atento aos prazos e busque atendimento assim que identificar atrasos ou aviso de débito, que vem em suas contas.

Caso o fornecimento seja interrompido por inadimplência, a religação é feita com a  quitação do débito, em até 24 horas após a solicitação. A RIC Ambiental recomenda que, em situações de atraso, o cliente procure os canais de atendimento para obter orientações e evitar a interrupção do serviço. A concessionária está à disposição para orientar os clientes sobre as melhores formas de regularizar sua situação.

Canais de atendimento para regularização e emissão da segunda via da conta

A RIC Ambiental oferece diversas formas práticas para que os clientes entrem em contato com a concessionária e acessem a segunda via da fatura:

=> Pelo site: No endereço www.ricambiental.com.br basta acessar a aba Serviços > Sua Conta > Segunda Via e informar o Código do Cliente (CDC) junto ao CPF ou CNPJ do titular.

=> Pelo aplicativo da RIC Ambiental: disponível para Android e iOS, basta selecionar a opção Solicitar Segunda Via.

=> Por telefone ou WhatsApp: atendimento pelo número (14) 3434-0220.

=> Presencialmente: o atendimento é realizado na Av. Rio Branco, 173 – centro.

Horários de atendimento:

=> Segunda a sexta-feira:
Presencial: das 8h às 17h
Telefone e WhatsApp: das 8h às 20h

=> Sábados:
Presencial: das 8h às 12h
Telefone e WhatsApp: das 8h às 17h

=> Domingos e feriados:
Telefone e WhatsApp: das 8h às 17h

Fiscalização contra irregularidades

Além de orientar sobre a importância do pagamento em dia, a RIC Ambiental reforça seu compromisso com a integridade da rede de abastecimento por meio de uma fiscalização constante contra fraudes e ligações clandestinas. Essas práticas ilegais comprometem o fornecimento de água, geram prejuízos operacionais e podem trazer riscos à saúde da população, como a exposição a bactérias que provocam doenças.

A concessionária atua com responsabilidade e dentro da legalidade para coibir essas ações, e conta com o apoio da comunidade nesse esforço. Denunciar é um ato de cidadania e pode ser feito de forma anônima pelo telefone e WhatsApp (14) 3434-0220.

Débitos anteriores à concessão

Os débitos dos serviços de água e esgoto de Marília anteriores a setembro de 2024 são de responsabilidade da Agência Municipal de Água e Esgoto – AMAE.

As faturas emitidas pela RIC Ambiental podem ser identificadas pelo QR Code, que faz parte do novo modelo de cobrança e que reflete a redução tarifária aplicada pela concessionária.Caso o cliente possua débitos anteriores à concessão, basta entrar em contato diretamente com a AMAE pelo telefone (14) 3402-8500 ou no link: www.amaemarilia.com.br para obter as informações sobre a regularização.