Marco do Saneamento e a transformação de Marília com a RIC Ambiental 

17/05/2025

Em 2020, o Brasil deu um passo decisivo rumo à universalização dos serviços de água e esgoto com a aprovação do Novo Marco Legal do Saneamento (Lei nº 14.026/2020). A legislação surgiu para enfrentar um desafio histórico: milhões de brasileiros ainda vivem sem acesso à água potável e sem coleta ou tratamento de esgoto. O novo marco estabeleceu metas ambiciosas, como garantir, até 2033, que 99% da população tenha acesso à água tratada e 90% ao esgotamento sanitário e criou um ambiente mais favorável à entrada de investimentos privados. 

Mais do que uma mudança legislativa, o marco legal representa um instrumento de transformação. Parte do princípio de que o saneamento básico não pode mais ser tratado como algo secundário. Trata-se de uma infraestrutura essencial à vida, à saúde e ao desenvolvimento de qualquer cidade. Foi nesse contexto que surgiu a concessão plena dos serviços de saneamento de Marília, assumida pela RIC Ambiental em setembro de 2024. 

Formada por empresas com ampla experiência no setor — Replan Saneamento e Obras, INFRA Engenharia e Consultoria e CTL Engenharia —, a concessionária atua com base nos princípios do novo marco regulatório: eficiência, metas claras, compromisso com o meio ambiente e foco no bem-estar da população. O desafio é grande, mas o caminho está bem definido: transformar o saneamento em um direito efetivo, levando dignidade e qualidade de vida a todos. 

O contrato da RIC Ambiental não é de obras, mas de serviços. Isso significa que o foco não está em construir por construir, mas em operar de forma contínua, com qualidade e eficiência, cumprindo indicadores técnicos e prazos estabelecidos. Quem paga por esse serviço em Marília não é o Poder Público, mas a própria população — por isso, profissionalismo, responsabilidade e transparência são premissas indispensáveis na atuação da concessionária. 

As ações emergenciais realizadas nos primeiros meses da concessão fazem parte de um planejamento estratégico. Além de resolver problemas estruturais e históricos, a RIC Ambiental tem se dedicado a informar, ouvir a comunidade e estimular o uso consciente da água, aproximando o saneamento do dia a dia das pessoas. 

O que está em curso em Marília é uma transformação profunda. E, como toda mudança relevante, exige tempo, responsabilidade e esforço conjunto entre Poder Público, empresa e sociedade. Com esse apoio e o compromisso técnico da RIC Ambiental, a cidade irá caminhar para se tornar uma referência nacional em saneamento. Porque cuidar da água é cuidar da vida e garantir esse direito a todos é a base para uma cidade mais justa, saudável e preparada para o futuro.