Promover espaços de diálogo e aprendizado sobre o bem-estar no ambiente de trabalho é essencial para construir uma cultura organizacional mais saudável, produtiva e empática. Com esse propósito, a RIC Ambiental realizou, em 23 de julho, uma palestra especial voltada à “Saúde Psicossocial nas Normas Regulamentadoras”, reunindo superintendências e líderes de setores de diferentes áreas para refletir sobre temas que impactam diretamente sua rotina profissional e a qualidade de vida.
Durante o encontro, foram abordadas as atualizações da NR-01 e da NR-17, duas das Normas Regulamentadoras (NRs) que estabelecem diretrizes de segurança e saúde no trabalho no Brasil. A NR-01 trata das disposições gerais sobre as obrigações dos empregadores e colaboradores, e recentemente passou a incluir os riscos psicossociais como parte das condições que precisam ser monitoradas e prevenidas. Já a NR-17 trata da ergonomia, buscando garantir condições de trabalho que favoreçam o conforto, a saúde e o desempenho eficiente dos colaboradores.
Os palestrantes convidados, o médico do trabalho Dr. Adalberto Gonçalves; a Dra. Vanessa Spigolon, ergonomista e a psicóloga organizacional, Dra. Letícia Galina da empresa Vértice, conduziram a conversa de forma integrada e acessível, com foco em três eixos principais: a nova NR-01 e os fatores psicossociais no trabalho, a NR-17 e a integração do fator psicossocial na ergonomia e a importância da saúde psicossocial e seus impactos nas empresas.
A proposta foi ampliar a compreensão sobre como o cuidado com a saúde emocional, mental e relacional influencia diretamente na produtividade e no clima organizacional. Ao final, os palestrantes abriram espaço para perguntas e interação com os participantes, promovendo uma troca enriquecedora de experiências e percepções.
Para Ana Fregatto, gerente de Recursos Humanos da RIC Ambiental, ações como essa contribuem não apenas para o cumprimento das normas, mas para a construção de vínculos mais fortes entre os times “A saúde mental deve ser uma prioridade constante. Esse tipo de encontro aproxima os colaboradores, fortalece o cuidado com o outro e contribui para um ambiente de trabalho mais colaborativo, acolhedor e produtivo”, destacou.
Com iniciativas como essa, a RIC Ambiental reforça seu compromisso com a valorização do ser humano, integrando segurança, saúde e bem-estar como pilares do seu modelo de gestão sustentável.